ÚNICA Nº 1851 - 19 Abril 2008

Inovação
Ao sabor da música

Dois músicos e dois chefes criaram um novo conceito de desfrutar uma refeição, combinando vários sentidos. Ao almoço ou ao jantar, o sabor das notas musicais improvisadas funde-se com os prazeres do palato. As actuações dos Sete Sentidos são para ouvir e comer

Hora de jantar. O palco da refeição é o jardim do Clube dos Jornalistas, na Lapa, em Lisboa, mas poderia ser outro qualquer. Em duas mesas, panelas e placas aquecedoras ligadas a amplificadores de som convivem com uma frigideira virada ao contrário, um vibrafone, vários microfones e uma cadeira. Dois chefes, Mário e Sander, chapéu de cozinheiro na cabeça, cortam os legumes ao ritmo da percussão de Ian Carlo, e da guitarra de Pedro - ou será ao contrário? Ouve-se o borbulhar da água que ferve. Uma panela fumega, libertando vapor e magia sobre o cenário. À volta, a plateia de comensais observa, atenta e expectante. Raspa-se a noz moscada à cadência da guitarra, o saleiro faz as vezes de maracas, um passevite voltado para baixo transforma-se em instrumento musical.
Enquanto se prepara ementa para 30, os músicos acompanham a refeição. O vibrafone entusiasma-se, por alturas da primeira entrada, ainda um jarro de gaspacho fumegante, como num laboratório físico. Amiúde, o chefe Mário dá uma achega na bateria. O passevite junta-se aos dois instrumentos e a entrada chega às mesas, servida em «flûte»: «capuccino» de gaspacho com uma espuma levemente acre por cima. A música embala, arrebita, encanta, acelera. Os condimentos saltam para a frigideira com gestos de poção mágica. Flambeiam-se as vieiras, que chegam ao prato com gelatina de vinho Alvarinho, numa inusitada conjunção de sabores.
Agora é uma cenoura que é tocada como uma flauta, duas garrafas de vinho que se transformam em dueto. As colheres de pau viram baquetas e ditam o tempo na bateria. A batedeira marca o ritmo contra uma panela, e enquanto isso surge à mesa o terceiro prato: bochechas de bacalhau com «risotto» de morango. Um número de Ian Carlo, o percussionista, com uma lata, e a actuação de Pedro, na melódica, prendem a atenção até à chegada da sobremesa, um gelado de «tiramisú» preparado com azoto líquido, gerador de um efeito visual digno de ilusionista. O imenso fumo que liberta deve-se à temperatura a que está o azoto: 196º C. Por isso, tem de ser mantido num recipiente próprio, o mais imóvel possível. Um cheirinho de cozinha molecular, que o grupo usa também em outros apontamentos, como no «carpaccio» de ananás com coentros esferificados.
O resultado deste jantar-concerto, do qual se sai de barriga e alma cheias, germinou há um ano nas cabeças destes quatro jovens, todos com formação musical. Durante um almoço no Baleal - que virou «jam session» -, enquanto os chefes preparavam a refeição, os músicos começavam a dedilhar os instrumentos e daí nasceu «uma improvisação gastronómica». Mário Rua (chefe português que estudou seis anos em Paris), Sander Ribeiro (chefe brasileiro que trabalhou dois anos na Charcutaria Francesa), Pedro Castanheira (guitarrista e percussionista) e Ian Carlo Mendoza (músico mexicano, no vibrafone) tiveram então a ideia de criar um projecto que misturasse as duas artes, a musical e a da comida. Nascia o Sete Sentidos - além dos cinco tradicionais, «o sexto seria o gastronómico, e o sétimo a perfeição, o equilíbrio perfeito dos restantes seis sentidos», diz Pedro Castanheira. O grupo tem a vantagem de se adaptar à região onde actua. Estrearam-se perante 40 pessoas, no Bar do Bruno, também no Baleal (arredores de Peniche), com uma ementa e música inspiradas no mar. Por isso, o repasto incluía um «risotto» de legumes com ingredientes exclusivos da região, como a flor do chorão, que tem um líquido doce no interior, ou as camarinhas (arbustos que existem perto do mar, com bagas brancas comestíveis), que inspiraram um tamboril salteado com as ditas. E não faltou uma espuma de cardamomo, a lembrar o mar.
A banda-gastronómica-multissensorial lamenta apenas a falta de visão de alguns restaurantes, que acham caro cobrar 50 euros por um jantar gastronómico e um concerto improvisado... Além de duas actuações em espaços de restauração e de uma festa de aniversário privada em Lisboa, as solicitações não foram tantas quanto as desejadas, apesar de este ser o país onde a poetisa Natália Correia bradou: «Ó subalimentados do sonho! A poesia é para comer.» Aqui, poderia aplicar-se uma variante. Afinal, a música, como qualquer forma de arte, também é para comer.



Katya Delimbeuf


 

 

     

 

EMENTA deste jantar: Capuccino de gaspacho
Vieiras salteadas com lascas de bisonte fumado e gelatina de Alvarinho Grand’Arte 2007
Bochechas de bacalhau, risotto de morango e espuma de parmesão
Carpaccio de ananás e caviar de coentros
Gelado de tiramisú com azoto
líquido
Vinho branco Alvarinho Grand’Arte 2007
Vinho tinto Pinot Noir Grand’Arte 2006

Contacto: fly-solo.org ou 969 49 61 13