ACTUAL Nº 1583 01 Março 2003

Inês volta a Coimbra

A ópera «Inês de Castro», de Giuseppe Persiani, que terá lugar em Coimbra, no Páteo das Escolas da Universidade, nos dias 6 e 7 de Junho, promete vir a ser uma superprodução.

Texto de Katya Delimbeuf
Fotografia de Luís Saraiva

Foi em trajes de época, na simbólica Quinta das Lágrimas, que se apresentou a ópera Inês de Castro, de Giuseppe Persiani, a realizar em Coimbra em 6 e 7 de Junho próximo, no Páteo das Escolas da Universidade. Os guardas postados à entrada não esmoreceram perante a chuva, como os dois cavaleiros que, de cada lado da entrada, aguardavam os convidados. Os carros substituíram os coches, e foram chegando, guiados pela luz das velas que iluminavam a escadaria, e pelo som da música medieval, que embalava o ar e os sentidos. Lá dentro, esperava-nos um pequeno aperitivo.

Boris Martinovic e Niksa Radovanovic (o barítono D. Afonso IV e o tenor D. Pedro), e Dora Rodrigues (D. Elvira, Dama da Corte), abriram o apetite do público presente cantando alguns trechos da ópera. Quanto à linda Inês - personagem pouco habitual no repertório operático -, a escolha recaiu sobre a búlgara Svetla Martinovich, soprano reconhecida também pela sua beleza. A direcção musical foi entregue ao maestro José Ferreira Lobo que, além da orquestra, dirige os cantores Lia Altavilla (D. Branca, Infanta de Castela), Dora Rodrigues, Carlos Guilherme (D. Gonçalo, Grande do Reino) e José Oliveira Lopes (D. Rodrigo, Capitão da Guarda).

Nas palavras do produtor-executivo, António Mendes, a ópera em três actos de Giuseppe Persiani, sobre libreto de Salvatore Cammarano, «foi escolhida pela sua beleza», mas pretende também chamar a atenção para a importância do «fenómeno Inês de Castro» a nível internacional. «Existem cerca de 30 óperas e cantatas sobre esta figura da nossa História e isso é desconhecido da maioria das pessoas. Em 1999, a cidade italiana de Jesi, que tem grande tradição operática, escolheu justamente esta ópera para comemorar o bicentenário do nascimento de Persiani.» Para a ocasião, contou com a ajuda da professora Paola Ciarlantini que foi responsável pela recuperação do espólio musicológico - que bisa agora na consultoria artística da produção.

Há 165 anos que Inês de Castro não era apresentada em Portugal, desde o sucesso que alcançou a 10 de Dezembro de 1838, no Teatro de S. Carlos. Santina Ferlotti encarnava o papel de Inês, Giovanni Paganini o de D. Pedro e Filippo Coletti dava corpo e voz a D. Afonso IV. «Esta vai ser a primeira vez que se representa esta ópera na cidade onde decorreu a acção», realça a musicóloga.

Carlos Avilez, que é o responsável pela encenação, considera este espectáculo «o maior desafio» da sua carreira. «O trabalho de que nós gostamos mais é sempre o próximo. É-se sempre mais exigente», diz. Para a primeira ópera que dirige a ser representada ao ar livre, Avilez promete: «Não será um espectáculo convencional. Vai ter uma componente plástica muito forte. Posso dizer, por exemplo, que a personagem de D. Pedro vai ser acompanhada por cães quando entrar em cena, para dar expressão a uma faceta mais animalesca. Além disso, tenciono basear um pouco a encenação nas crónicas de Fernão Lopes e posso adiantar também que o início vai ser um trecho de Os Lusíadas».

Esta versão da Inês de Castro pretende distinguir-se pela escala da sua produção. «É um espectáculo que vai movimentar muita gente - mais de cem músicos, cantores e figurantes, em cena - é uma encenação 'semi-stage', diferente de um palco de ópera normal», esclarece o produtor. Diferente é também o local escolhido. Quem conhece o páteo da Universidade com a sua majestosa escadaria e famosa torre sineira que os estudantes tornaram conhecida por «cabra» percebe que o espectáculo ali encenado pode ser surpreendente. Aliás, uma das mais-valias desta ópera passa «por aproveitar uma belíssima praça do nosso país, o que, para além de inédito, tem ainda uma enorme carga histórica».

Quanto à acústica - provavelmente um dos elementos mais difíceis de controlar, podendo chegar a comprometer a qualidade da exibição ao ar livre -, António Mendes assegura um trunfo de peso: a «marca» de Jerry Eade, no seu dizer, «o melhor engenheiro de som do mundo». Ficamos à espera que Inês nos encante.

     

 


A Quinta das Lágrimas serviu de cenário à apresentação da ópera