ÚNICA Nº 1864 || 19 Julho 2008

O talentoso Mr. Law

Pela primeira vez um homem é rosto de uma campanha televisiva para a Casa Dior. Passámos dois dias com o eleito, o actor Jude Law, que viaja com frequência para Portugal (fica sempre no Alentejo, na quinta de um amigo)

Texto e entrevista de Katya Delimbeuf em Biarritz

E de repente, os janelões que percorrem a imensa sala de jantar em estilo Segundo Império do Hotel du Palais - construído por Napoleão III para a sua mulher Eugénia - transformaram-se em telas, por onde o mar revolto entrou e se instalou. A sala ficou azul, o oceano lá fora invadiu o espaço, e o «spot» publicitário do novo perfume masculino da Dior começou a passar. Soberbamente filmado num pedaço de rocha no meio do mar azul turquesa das Bahamas, lá estava, em grandes planos sedutores, a estrela da campanha: Jude Law, o actor britânico de traços finos e refinados, em tronco nu, correndo dentro de água... Dior Homme Sport. A julgar pelo olhar fixo da plateia, uma centena de jornalistas de todo o mundo, dividida por várias mesas, a aposta estava ganha.

Foi então que um desses janelões-ecrãs deu a volta, e, como num filme, a estrela fez a sua entrada triunfal. Não, não era «impulse», mas Jude Law em carne e osso, percorrendo a passadeira vermelha até ao topo da sala e cumprimentando todos com um charmoso «Bonsoir». De fato preto, sem gravata, o enigmático e simpático Jude agradeceu à Dior, desejou um bom serão a todos, e sentou-se a jantar, numa mesa entre os mortais. O entusiasmo fervilhava no ar, perante a proximidade da estrela de Hollywood, galã de 35 anos novamente solteiro, depois de três filhos e um divórcio mediático, devido a uma certa «baby-sitter».

No fim do jantar, muitos/as tentaram a sorte e foram-lhe apresentados, quase em jeito de beija-mão, com aquele misto de nervoso miudinho. Uma portuguesa chegou mesmo à fala com ele. «Muito simpático», disse-lhe que o português era «a língua mais bonita do mundo» e que vinha «com frequência» a Portugal, onde costumava ficar numa «quinta no Alentejo». Suspiros na comitiva lusa...

O dia seguinte era de conferência de imprensa. No Casino de Biarritz, com uma moldura de mar por trás, Jude respondeu a muitas perguntas, umas mais interessantes que outras, entre revistas femininas e algumas provocações marotas, como: «A Coco Chanel dizia que dormia apenas com uma gota de perfume. Onde é que o Jude poria a sua?» Ficámos a saber que o britânico foi escolhido por corresponder a um ideal de beleza masculino subtil e elegante, pouco óbvio. Quando cheirou pela primeira vez o perfume, este despertou-lhe sensações de «luz, frescura e subtileza». Quanto aos cheiros que mais marcaram as suas memórias, incluindo as de infância, elegeu «o café moído de manhã», que lhe lembra o pai; «o cheiro da relva na escola, no Verão»; e «o cheiro da chuva no alcatrão», que lhe faz lembrar Londres, onde vive, «no bom sentido»... (gargalhadas na sala). E quanto aos cheiros que aprecia numa mulher? (A pergunta fervilhava na ponta da língua de uma jornalista). Inteligentemente, Jude contorna e responde: «Adoro o cheiro das íris, as flores que deram o nome à minha filha. Adoro o cheiro do sol. Não gosto de cheiros demasiado complicados. Mas nada se compara ao cheiro dos nossos filhos, quando os temos, e os pomos a dormir, por exemplo.»

Jude sabe do que fala. Tem três - Rafferty, de 12 anos, Iris, de 8, e Rudy, de 6 -, e um quarto, Finlay, já com 18 anos, do primeiro matrimónio da actriz com quem foi casado seis anos. Depois, protagonizou um aceso namoro de dois anos com a bela Sienna Miller, co-protagonista em Alfie; um romance com a filha de Rod Stewart, Kimberley Stewart, e entretém-se agora com a manequim Lily Cole.

Mas uma das coisas mais interessantes da conferência foi o modo como Law conseguiu contornar perguntas fúteis e introduzir um tema que pouco teria que ver com o lançamento de um perfume: o Afeganistão. São poucos os que sabem, mas Jude participou no filme de Jeremy Gilley, The Day After Peace, rodado no ano passado no Afeganistão e estreado em Cannes, e que estará em Setembro no Royal Albert Hall, em Londres. Este realizador tinha uma ideia simples em mente: criar um Dia Mundial da Paz, em que todos os conflitos cessassem, que fosse aproveitado para coisas mais importantes: vacinação, distribuição de comida... O dia que propôs e conseguiu que fosse aprovado pelas Nações Unidas foi 21 de Setembro. A 21 de Setembro de 2007 as armas calaram-se no Afeganistão, e 1,4 milhões de crianças foram vacinadas (pode saber mais sobre o projecto no sítio peaceoneday.org).

Gilley pediu o contributo de várias figuras públicas como Angelina Jolie e Jude Law, que ajudaram na feitura do filme. Law foi dez dias para o Afeganistão, onde falou com senhores da guerra e com crianças. Antes, teve de fazer um curso de preparação por ir para uma zona de guerra, e por isso, conta, «fiz uma mala com umas botas, dois pares de jeans, e um saco-cama». «Qual não foi a minha surpresa quando cheguei a Cabul e me disseram que íamos falar também com diplomatas e pessoas das Nações Unidas, e por isso precisava de um fato. Fui então a um último centro comercial não destruído em Cabul comprar um ‘smoking’. Mas além dos diplomatas, falei com velhos e crianças com histórias terríveis.» «Fazer pequenas mudanças é possível», conclui Law, que com esta viagem decidiu passar a usar a sua plataforma de visibilidade para contribuir para causas mais nobres.

Finda a conferência, a «trupe» deslocou-se para a praia, para um almoço à beira-mar. O actor fez-se acompanhar de dois amigos - um homem de óculos escuros tremendamente parecido com ele, que se adivinhava se seria familiar ou agente, e outro, de aparência jamaicana, com «rastas» e boné tricolor. A seguir ao almoço, Jude e «su comitiva» desapareceram, não dando hipóteses a entrevistas, e só voltariam a ser vistos à tarde, no hall do Hotel du Palais, a caminho da «suite» presidencial. À noite, na simpática marina de Biarritz, o actor foi «encurralado» no regresso da casa de banho por um grupo de jornalistas gregas que lhe pediram autógrafos e fotografias. Desculpando-se com a sobremesa que tinha à espera, lá terminou a refeição, e saiu pouco depois. Mas o local que escolheu tinha pouco de secreto... Quando os jornalistas chegaram ao Hotel du Palais, o actor e quatro amigos brindavam com um «brandy» no bar. De costas voltadas para as gregas, agiu como qualquer outro cliente e entrou e saiu sem problemas pela sala, oferecendo à jornalista do «Expresso» uma «proximidade estelar» de menos de dois metros, num desses entra-e-sai.

É a primeira vez que a Casa Dior aposta num homem para promover um perfume e é também uma estreia para Jude no mundo das fragrâncias. Ninguém sabe ao certo os valores da campanha, mas há quem fale numa maquia que pode chegar aos 20 milhões de dólares (aproximadamente 13 milhões de euros). A Portugal, o novo perfume da Dior Homme Sport chega dia 22 de Setembro e a campanha televisiva, curiosamente, só irá para o ar na Europa. Nos EUA e em Inglaterra, país natal do galã, Law será substituído por um modelo. Efeitos da anunciada calvície, ou da impopularidade devido à traição com a «baby sitter»? No entanto, o próximo ano continuará a ser profícuo em termos de projectos: no teatro, Jude será Hamlet, personagem maior de Shakespeare (Donmar Warehouse, Londres), sob a supervisão de Kenneth Branagh. E no cinema estreará a comédia negra de ficção científica Repossession Mambo, ao lado de Forest Whitaker e Alice Braga, e The Imaginarium of Doctor Parnassus, o filme de Terry Gilliam, em que será um dos actores a dar vida ao papel do malogrado Heath Ledger. Até lá, as fãs e os fãs poderão entreter-se com um pequeno filme do actor em tronco nu contra o azul das Bahamas. E veremos se a fragrância fará o milagre da multiplicação na vida real, nos pulsos e lóbulos dos homens portugueses.

A jornalista viajou a convite da Dior

 

     

 



O NOVO «spot» foi filmado nas Bahamas e, no evento de apresentação do perfume, em Biarritz, o azul turquesa do mar «invadiu» o Hotel du Palais


 
MOMENTOS das filmagens da campanha da Dior nas Bahamas. Para o actor, esta foi a sua estreia no «mundo» da publicidade dos perfumes, contrato que lhe poderá ter rendido largos milhões

NA CONFERÊNCIA de imprensa, Jude Law a todos surpreendeu ao escolher o tema «Afeganistão» e ao recordar que o dia 21 de Setembro foi decretado pela ONU Dia Mundial da Paz. Quanto ao perfume Dior Homme Sport, começa a ser vendido em Portugal a partir de 22 de Setembro